Como o marketing pessoal pode ajudar a garantir uma vaga de estágio

Aprenda quatro dicas infalíveis para causar boa impressão durante a entrevista de estágio



Você já parou para pensar o que significa “causar boa impressão?” Indiretamente, a expressão refere-se ao ato de chamar a atenção de forma positiva. E quando isso se aplica a uma entrevista de estágio - por exemplo - diz sobre despertar o interesse do recrutador durante o processo seletivo. E geralmente, o grande desafio é compreender como se preparar para atingir este objetivo, certo?

A boa notícia é que você pode resolver essa questão de “impressionar positivamente” de forma fácil com algumas dicas práticas que quando aplicadas se tornam infalíveis. Já imaginou? É quase como ter uma receita de bolo pronta para seguir!

Por isso, nós da EVOESTÁGIOS, com base em análises de diferentes perfis de candidatos e levando em conta os apontamentos feitos por nossa equipe especialista em processos de recrutamento e seleção de estágios – reunimos os pontos principais que você precisa considerar para causar uma excelente impressão durante a sua entrevista de estágio. Confira a seguir:

 

1. Construa um Currículo coerente ao seu perfil

Antes de tudo: seja VERDADEIRO! Mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência profissional ou ainda que não possua muitos cursos, procure ser honesto, nada de exagerar apenas para impressionar. Isso porque, durante uma entrevista é comum ter alguns episódios de insegurança, mas se tiver propriedade das suas experiências, qualificações e habilidades, será mais simples ser convincente e tornar o diálogo mais fluido. Afinal, o importante aqui é mostrar ao recrutador que o seu perfil é adequado à empresa, considerando todos os pontos da sua trajetória profissional (ou do início dela).
Além disso, leve em consideração a estrutura de um currículo, incluindo todas as informações necessárias para que conheçam sobre você. 


2. Use o seu conhecimento a favor da vaga

Antes de ir para entrevista, estude – minuciosamente – cada um dos requisitos descritos na vaga, em seguida, elenque quais são os pontos fortes que você possui e que se encaixam com o que está sendo solicitado. Assim, será possível ter “na ponta da língua” a resposta para a pergunta “Como você pode contribuir com a nossa empresa?”

Para realizar isso de forma prática, selecione quais cursos, habilidades ou até mesmo experiências anteriores são semelhantes às aptidões necessárias. Vale até mencionar trabalhos voluntários e demais participações em projetos sociais. 

Lembre-se sempre: o objetivo do recrutador é identificar o que você já fez e o modo como executou cada uma das tarefas, por isso, não deixe passar nenhum detalhe.


3. Demonstre confiança como um todo

Como mencionamos anteriormente, é comum se sentir inseguro no começo do processo seletivo, no entanto, você precisa – tentar ao máximo – demonstrar confiança. Uma das coisas que ajudam a transparecer isso é a postura, nada de se curvar, também é importante prestar atenção em gestos repetitivos com as mãos e os pés, normalmente, indicam ansiedade. Além disso, procure concluir todas as suas falas, nada de atropelar as ideias, sempre organize os seus pensamentos em ordem cronológica para que fique claro o que está sendo dito.

 

4. Faça um contato de agradecimento

Independente do resultado final, você precisa garantir que fez a sua parte. No dia seguinte à entrevista, envie uma mensagem de agradecimento a quem te contatou para seleção e agradeça a oportunidade, se possível, retome algum ponto interesse que foi abordado durante o diálogo e reforce quais são seus objetivos caso seja o candidato escolhido para vaga.

Bom, é isso! Dê o seu melhor, demonstre sua autenticidade, honestidade e todo o seu conhecimento. 

Acima de tudo, a EVOESTÁGIOS deseja a você um excelente processo seletivo.
Boa sorte em todas as etapas!