Tenho dificuldade em falar em público... e agora?

Relaxa! A EVO está aqui para te ajudar.



Acredite: falar em público não é uma dificuldade só sua. Ela acomete uma boa parcela da população. E para explicar essa dificuldade, podemos listar desde dificuldades na educação pública (que atende a maioria da população) até inseguranças muito comuns ocasionadas pelo terrível cenário de bullying que assolam as escolas de rede privada e pública.

O ser-humano, no geral, é acostumado a temer o julgamento alheio. Quantas coisas já não deixamos de fazer por medo do que poderiam falar, não é mesmo? Quando recortamos para a faixa etária de 12 à 17 anos isso se intensifica ainda mais. Trata-se de um período de amadurecimento, descobertas, experiências e afins. Os jovens costumam viver mais intensamente as situações, então o que para um adulto pode não ser muita coisa, para uma criança/ jovem o peso pode ser bem maior.

Mas por que a gente está falando sobre isso? Bom, porque é importante que você entenda da onde vem seu medo de falar em público para poder superá-lo!

Muitas vezes, o que acontece são experiências que nos deixam desconfortáveis e nos lembramos dela por muito tempo: quando você leu um trecho de um texto na sala de aula em voz alta e se engasgou em alguma letra e então a turma riu, por exemplo. Essas pequenas situações vão criando barreiras nas nossas ações que antes pareciam simples, por isso a EVO reuniu uma série de dicas para te ajudar a superar essa dificuldade!

Se liga:

Encontre sua dificuldade!

É a vergonha? É uma insegurança na sua fala? Dificuldade com dicção? Ou tem problemas em projetar sua voz?

Depois de identificar seu principal monstrinho, vamos começar a trata-lo.

 

Treine em frente ao espelho!

A timidez às vezes nos impede de fazer muitas coisas, falar em público é uma delas. Porém algumas situações (especialmente no âmbito profissional) vão exigir que ultrapassemos isso.

A melhor maneira de ir se acostumando com a ideia é treinar em frente ao espelho e descobrir sua posição de conforto: como você prefere manter os braços, se você se sente melhor gesticulando ou não, posicionamento da postura e assim por diante.

Treine bastante e encontre a forma que seu corpo e seu cérebro conseguem trabalhar em conjunto sem te causar desconforto.

Leia muito!

O hábito de leitura vai te atribuir vocabulário e consequentemente mais segurança para falar sobre os assuntos necessários. Além de abrir portas para seu conhecimento (que nunca é demais) a leitura faz com que nosso inconsciente vá guardando palavras e significados, e assim construímos um vocabulário mais rico e com menos lacunas para vícios de linguagem.

A pausa entre sentenças, por exemplo, quando costumamos usar expressões como “tipo” “tipo assim” começará a dar lugar para conjunções e conectivos. O que sem dúvidas enriquece seu discurso e te dá confiança na fala.

Mande áudios, fale no telefone!

Pedir pra uma geração que nasceu conectada no whatsapp para usar telefone por voz é uma tarefa e tanto. Mas acredite: faz diferença.

Enquanto você não se sente pronto para falar em público, comece com pequenos passos dentro do seu circulo de amigos.

Adote o hábito de mandar mais áudios do que textos, se puder, ao invés de mandar uma mensagem avisando que chegou, ligue! Pratique sua fala com pessoas que você se sente seguro. Sua dicção melhora a partir de prática! Como você vai saber pronunciar bem as palavras se você não as fala?

E claro, em casos mais extremos, procure a ajuda de um profissional fonoaudiólogo. Que poderá lhe instruir de maneira mais específica e lhe ajudar a superar uma barreira.

Treine!

Treinar é a chave para qualquer objetivo: esporte, vestibular, profissão... tudo! A prática leva a perfeição. Portanto não deixe esse módulo de lado.

Aceite convites para ler o exercício em voz alta; se manifeste nas reuniões com sua opinião; expresse suas ideias! No começo você poderá se sentir inseguro, mas ao longo do tempo essa sensação de desconforto passa.

 

Falar em público é um desafio que pode ser vencido e nós aqui da EVO temos certeza de que você nosso estagiário vai tirar de letra!