Começar um negócio é um desafio! E agora?

Deixar de ser funcionário para se tornar o próprio chefe está na cabeça de milhares de pessoas que olham para o mercado em busca de uma oportunidade de ter mais flexibilida



Abrir um negócio é sem dúvidas um desafio, quem nunca parou para pensar qual seria o seu primeiro empreendimento? 

Uma pesquisa realizada para a GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2021 pesquisa global sobre empreendedorismo, que no Brasil é realizada pelo Sebrae e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) mostra que cerca de 46% dos Brasileiros sonham em empreender.  

Deixar de ser funcionário para se tornar o próprio chefe está na cabeça de milhares de pessoas que olham para o mercado em busca de uma oportunidade de ter mais flexibilidade de horário, ter mais satisfação profissional, seguir uma paixão e faturar mais.

Porém, para empreender é necessário preparação, foco e muita disciplina. Atualmente no Brasil, 60% dos empreendimentos vão à falência antes dos 5 anos de empresa. Os principais problemas que levam a isso são erros inaugurais, que podem ser evitados se o primeiro empreendimento for uma franquia, com marca, padrões e processos já definidos por exemplo.

Todo negócio precisa de uma atenção especial no início, isso é um fato, no entanto, a possibilidade de investir em projetos já consolidados é uma alternativa mais assertiva de se encontrar no caminho para o sucesso.

Mas como encontrar uma franquia que seja a cara do meu sonho?

Priorize franquias que tenham ideais parecidos com os seus, que tenham propósitos bem definidos e que o investimento seja de custo baixo a médio.

Pesquise, se cadastre nos sites dos franqueadores e feche negócio. Ainda que exista um modelo definido em toda franquia, você tem a oportunidade de tornar a empresa com sua personalidade, tornando-se o chefe que sem quis e com todo o suporte para se tornar um case de sucesso.

O que não pode acontecer é deixar de viver um sonho por medo!

 

Texto: Alice Vieira - Assistente de Marketing e produtora de conteúdo.