3 Dicas Práticas para conseguir uma boa vaga de estágio

A melhor época no ano para ter a chance de se tornar estagiário: agora!



O ano já começou e que tal conseguir uma vaga de estágio em 2021? 

A notícia boa é que por ser começo de ano há muitos estudantes deixando seus postos atuais pois se formaram no final do ano e estão abrindo a oportunidade de novas vagas para estagiários. Então, de fato, essa é a hora de se preparar e conquistar o seu lugar em uma boa empresa. 

Hoje, nós vamos te dar algumas dicas práticas e simples para garantir um estágio excelente. Confira:


Os segredos que ninguém nunca te contou sobre conseguir um estágio novo:

Ao entrar na faculdade você se depara com um cenário completamente novo: é um misto de empolgação por estar mais perto do seu sonho junto com a ansiedade de conquistar o primeiro estágio e começar a atuar na área.

Neste momento, é primordial estar focado para não deixar passar nenhuma chance de iniciar a sua experiência no segmento que escolheu, afinal o que te fará um profissional competente é justamente a possibilidade de transformar o conhecimento teórico, tornando-o aplicável na prática.

E talvez agora surja o seguinte questionamento: como eu faço para encontrar o estágio certo que se adeque ao meu perfil?

Antes de mais nada, a primeira #DICA é: tenha foco e esteja disposto a se adaptar. A adaptabilidade tem sido é uma das características mais buscadas pelas empresas, porque diz sobre um estagiário pronto a lidar com a rotina e vivência de trabalho, dando o melhor de si na função.

 

Mas é claro que temos outras dicas valiosas para você aplicar. Veja só:

1.    Entenda quais são as competências buscadas pela empresa.

A competência diz sobre uma característica necessária para realizar determinada atividade. E quando falamos sobre a “competência procurada por uma empresa” referimo-nos tanto as que estão descritas no anúncio da vaga quanto as que são sempre valorizadas como: boa comunicação para falar e escrever, facilidade para trabalhar em equipe, além da flexibilidade que está em conjunto com a adaptabilidade.

Portanto, vale a pena fazer uma autoavaliação para identificar quais são os pontos fortes que você já possui e quais ainda precisa desenvolver. 

2.    Liste experiências que demonstrem suas habilidades.

É comum que ao procurar o primeiro estágio você não tenha muita ou nenhuma experiência profissional para colocar no currículo. Por isso, uma solução viável é listar a sua participação em determinados projetos que tenham contribuído para o aprendizado de alguma forma. Geralmente, trabalhos voluntariados e até mesmo uma atividade iniciada na época do colégio podem contar e muito na avaliação feita pelo recrutador.

Ah, e se você tiver presença em canais digitais como Blog, YouTube ou algo do tipo que ajude o recrutador a conhecer mais afundo as suas habilidades, é válido incluir na descrição.

3.    Procure fazer alguns cursos que tenham relação com a sua área.

Não é preciso ir muito longe para realizar bons cursos, basta fazer algumas pesquisas na internet para encontrar diferentes opções. Então, não hesite em aprofundar os seus estudos tanto para adquirir novos conhecimentos como para demonstrar que você é uma pessoa disposta a buscar por atualizações a fim de se inteirar da sua área e, assim, contribuir de forma efetiva dentro da empresa.

 

No mais, lembre-se de que o principal é estar empenhado e motivado, com desejo de fazer a diferença onde quer que esteja. Todo o resto, será apenas consequência disto!

Continue de olho nas dicas #EvoEstágios.
Boa sorte na sua jornada!

#EuSouEvoestágios!